Blog de Farley Rocha

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Resenha do blog Palavra Leste (COMENTÁRIO)

Luiz Fernando "Mirabel" é estudante de Jornalismo e reside na "Manchester Mineira" Juiz de Fora. Entre suas atividades de agitador cultural naquela cidade, compõe a equipe do "Caderno Literário Encontrare" (com publicações bimestrais) e edita o blog "Otário Involuntário", onde publica resenhas semanais de blogs culturais e literários.
No dia 28 de julho foi a vez de Mirabel postar uma resenha do meu "Palavra Leste" e, através de um texto muito bem elaborado, confesso que fiquei honrado ao acabar de ler.
Abaixo segue a resenha e, Mirabel, valeu pela atenção.
* * *
Turismo literário
*
Para conhecer novas cidades buscamos alguns livros como: atlas, guias turísticos, enciclopédias, enfim, altamente didáticos. São funcionais, mas como captar a essência de uma cidade apenas com a longitude ou altitude? Como sentir o cheiro das ruas e o sabor da comida apenas com a descrição do centro comercial de uma cidade?

“De Espera Feliz, interior de Minas, para o resto do mundo ao redor de nós.” Assim o blog que vou falar hoje é apresentado. Um apanhado de literatura vinda de uma cidade que já tem poesia no nome “Espera Feliz”. Os autores do blog “Palavra Leste” são Farley Rocha e Klébio Rosa, dois sujeitos que prezam as Minas Gerais e expõem isso em seus textos. Podemos captar todo o maneirismo do local e a essência contida nas praças e ruas passeando pelas frases dos dois autores.
Através dos escritos desses caras acabei por cair nas graças da cidade. Um exemplo da simplicidade mineira aliada à boa escrita está no texto “Paisagem sonora de mp3” onde Farley projeta um passeio pela cidade fazendo ligações entre as músicas de seu “mp3” e alguns locais de Espera Feliz. Entre esquinas, Beatles, praças e Ronnie Von, um guia turístico e musical fica à disposição do leitor.

Se quisermos uma viagem um pouco além, podemos ir para o ano de 2075, um pouco avançado, é verdade. Entretanto, ao degustar o texto “O correspondente”, o futuro é um presente tão comum que mesmo sendo assustador não chega a causar pânico. A reestruturação da paisagem da cidade e uma narrativa instigante garantem aos “transeuntes” do blog, uma plena visualização de previsões... Digamos... não muito positivas.

O blog não está preso somente aos causos da cidade. Os textos brincam com dicas de literatura e metalinguagem. Vários autores são citados ao logo dos textos publicados e confissões de escritores atormentados por seus temas escorrem em cascatas pelas páginas de “Palavra Leste”.

Muita gente pensa que para fazer poesia ou literatura é preciso estar em contato com os grandes centros. Que só assim terá notoriedade e desenvolver um trabalho de qualidade. Mas podemos transitar por muitas cidades de Minas e vamos nos deparar com pensadores e poetas que tranquilamente se equiparam aos “mais vendidos”. O blog “Palavra Leste” comprova isso e, sobretudo, que o indivíduo pode ser o centro do mundo, desde que consiga enxergar o universo ao seu redor.
*
Abraços!
* * *

Nenhum comentário: