Blog de Farley Rocha

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Os caçadores de imagens


(Jr. Scoralich)
Os que não estão na rede talvez não percebam, mas os interligados (se não a maioria, uma boa parte) certamente têm visto a manifestação técnico/artística que cada vez mais vem tomando corpo aqui na província da serra: a habilidade subjetiva de fotografar paisagens.

Em carona na visibilidade das redes sociais, os praticantes dessa arte postam diariamente seus registros no Facebook e em outras páginas da web, retratando a cidade e suas cenas cotidianas na forma de pequenos recortes digitais. Paisagem urbana e rural, riachos e árvores solitárias, cordilheiras, nuvens e pôr-do-sol são mostrados de uma forma diferente das quais, de tão acostumados, já perdemos o jeito de reparar. E esse o grande lance dos novos fotógrafos: nos devolver exatamente aquilo que nunca nos foi tirado.

Retrato é escultura de lembranças – diriam seus adeptos.

Desse grupo que anda fazendo imagens tão conceituais de nossa terra, destacam-se alguns pelo estilo e técnica característico. André Leal (diga-se: sua exposição em 2011 talvez tenha determinado tal tendência em Espera Feliz) fotografa tanto quanto se redigisse um outdoor como se escrevesse um poema de amor e ódio. Gotardo Faria, em quadrantes casuais, disfarça poses naturalizando rostos de cenas artificiais. Fabiano Souza, biólogo e observador de pássaros, faz ciência em cores registrando a fauna e flora da região do Caparaó. Cada um, a seu modo e clique, dá forma e contorno à geografia íntima do leste.

Há outros fotógrafos – não menos sensíveis – que também registram pontos de vista inusitados da rotina aqui nas montanhas, como Abner Almeida, Rodrigo Carrara, Jr. Scoralich, Tayrine Costa, Bismarck Lacerda, Ricardo Canibal, Leonardo Tavares, Elizeu Soares e Bruno Ornelas. A cidade e suas ruas, seus becos e seus jardins, seus bichos e sua gente tomam novos significados na perspectiva desses caçadores de imagens com olhos de zoom e flashes.

Todos eles, nossos célebres e anônimos fotógrafos, talvez inspirados (ou não) pelos maiorais do assunto – Arcimboldo, Da Vinci, Duchamp, Andy Warhol, Shinoyama, Jr. Duran, Vick Muniz, Ayrton Retratista etc. – muito mais do que capturar beleza e momentos felizes, imprimem na nossa história a própria história do nosso tempo. Porque através das antigas fotografias é que entendemos o passado da cidade. Haverá uma hora em que estas imagens do presente – postadas diariamente no Facebook – serão tão velhas quanto hoje nos são aquelas em preto-e-branco.

Por isso, mesmo que eles não saibam, no futuro suas fotografias provavelmente serão o único sinal de que um dia estivemos aqui, em Espera Feliz, como pintura rupestre em alta definição.

* * *

Caçadores e suas caças:
André Leal: http://www.andrelealfotografo.com.br/
Abner Almeida: http://www.flickr.com/photos/abner_almeida/
Fabiano Souza: http://fabirdwatching.multiply.com/
Bruno Ornelas: http://www.flickr.com/photos/brunoornelas/
Leonardo Tavares: http://www.flickr.com/photos/tocandira
Gotardo Faria: https://raracena.wordpress.com/

Nenhum comentário: